vá de bike – todo último sábado do mês tem bicicletada, as 9:30am

O aumento significativo de numero de veículos particulares está causando um sufocamento em Resende. A cidade está cada vez mais poluída e congestionada, as vias cada vez mais perigosas e “rápidas”. Sinaleiros, avenidas, e pontes visivelmente favorecem o usuário do automóvel. Alguns semáforos ficam 90 segundos aberto para os carros e 15 para o pedestre, é escancarado o privilégio que a prefeitura e a cidade faz para com o carro. Existem alguns projetos que visa melhorar a vida do ciclista em Resende, mas de longe não é o suficiente.

O que se gasta para melhorar as vias para os automóveis é absurdamente maior que os gastos para melhorar a mobilidade dos pedestres e ciclistas (muito engraçado, investir em vias para os veículos particulares é um incentivo ao uso dele, ou seja, a tendência é aumentar o numero de carros, congestionamentos, poluição e menos espaço para os transeuntes da cidade).
Fora o sistema de transporte público, sem nenhuma sinalização, e com problemas. Por exemplo os ônibus que vão para Mauá nem se quer tem ponto (no principal ponto de Resende), tem que ficar parado onde der, o turista que se vire.

Resende precisa de uma atitude agora! Antes que fique mais difícil, temos que incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis aliado ao uso racional do carro particular, o comodismo está destruindo o planeta. Todas as vias que estão sofrendo alterações deve se pensar em implantar ciclofaixas, criar uma rede ciclo viária funcional. Aumentar as calçadas e desestimular o uso do automóvel. Melhorar o sistema público de transporte, baratear as passagens e privilegiar o usuário desse modal.

Já está comprovado que a bicicleta é o melhor meio de transporte para a cidade (veja os desafios intermodais de Curitiba e São Paulo, em SP ela foi mais rápida que o helicóptero e virou notícia mundial). Mais rápida, econômica, não poluente e promove saúde a quem pedala e a de todos, sem poluição sonora nem atmosférica, fora que sua produção é muito menos danosa para o meio ambiente.

Menos Carros, Mais Bicicletas!
Saia da bolha!

Vamos mostrar que existem muitos usuários da bicicleta. ajude Resende e venha participar.
A BICICLETADA DE RESENDE ACONTECE TODO ULTIMO SÁBADO DO MÊS

CONCENTRAÇÃO EM RESENDE – 9:30
SAÍDA – 10:00
LOCAL
INICIO DO CALÇADÃO (em frente a Bady)

A primeira será este mês (Julho) dia 31.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: